10 de jan. de 2013

Do que o sangue é feito?

(Duração da leitura: 2 min)
Antes de começarmos a explicar e responder perguntas bastante frequentes sobre o nosso sangue temos que saber que ele é dividido em duas partes: o plasma e os elementos figurados.

O plasma é aquela parte líquida do sangue (meio amarelada) que leva água e nutrientes para o nosso corpo. Já os elementos figurados  são as famosas células: Glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Mas, para que servem estes componentes?


Glóbulos Vermelhos
São as conhecidas hemácias (ricas em ferro), e sua importância é transportar o oxigênio para os tecidos do corpo.




Glóbulos Brancos
Conhecidos como leucócitos, são células que lutam contra os agentes infecciosos que entram no nosso corpo como vírus e bactérias.



Plaquetas
Também conhecidas como trombócitos, elas são as responsáveis pela coagulação do sangue, ou seja, pela casquinha da sua ferida.


???Perguntas frequentes???
Por que o sangue é vermelho?
O sangue é vermelho graças a um pigmento vermelho que as hemácias contém chamado hemoglobina. Como a quantidade de hemácias no corpo é muito grande, então há uma maior concentração desse pigmento.
Por que as hemácias não têm núcleo?
Isso é resultado de um processo evolutivo nos mamíferos. O núcleo de uma célula consome oxigênio, certo? E a função das hemácias é de transportar esse gás. Então, sem o núcleo, as hemácias conseguirão transportar uma quantidade maior de O2.
Sangue é um sistema?
NÃO! Para entedermos direito temos que analisar o que é um sistema, e o que é? O sistema é um conjunto de órgãos e o sangue não tem órgão. Então o sangue é um órgão? TAMBÉM NÃO! O órgão é um conjunto de tecidos e o sangue não tem tecidos. Ah, então ele é um tecido! SIM. Mas qual é o porquê? O sangue é um tecido (também conhecido como hematopoético) porque ele contém células - e o conjunto de células especializadas em tal função denomina-se tecido.

VALE LEMBRAR: Muita gente também confunde a PELE! Ao contrário do que muitos pensam, a pele não é um tecido e sim um ÓRGÃO! Na verdade  é o MAIOR ÓRGÃO DO CORPO HUMANO!

Espero que tenham gostado. Deixe sua sugestão, afinal este post foi uma sugestão de um leitor (Leo Ribeiro, RN, 14)!
Abraços, João Gabriel.

Um comentário:

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...